En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Unguentário (em latim: Unguentarium; pl. unguentaria) ou balsamário é uma pequena garrafa cerâmica ou vítrea frequentemente encontrada pelos arqueólogos em sítios helenísticos e romanos, especialmente em cemitérios. Provavelmente fora corriqueiramente utilizado para armazenagem de óleo aromatizado, embora também serviu para armazenar substâncias líquidas e em pó. Alguns achados datam do começo da era cristã. Do século II ao VI, eles são mais frequentemente produzidos com vidro soprado em vez de argila. Alguns exemplos são de prata ou pedra (alabastro, gipso e calcita).
Os unguentários era utilizados como embalagem de unguentos, de produtos no comércio e para práticas funerárias. Eles estão distribuídos por toda a extensão do Império Romano, ou seja, da Hispânia a Palestina na bacia do Mediterrâneo até a Grã-Bretanha e Germânia. Sua manufatura, por conseguinte, era quase tão difundida quanto.